terça-feira, 3 de maio de 2011

Áreas Naturais Protegidas

O nome já diz tudo: áreas cheias de riquezas naturais, protegidas pelo governo, local ou federal, visando a preservação da biodiversidade. Exemplos dessas áreas são as de proteção permanente, reservas legais, reservas indígenas e unidades de conservação.
Essa iniciativa de criar reservas ecológicas para a preservação do nosso verde e de nossa cultura vem da alarmante situação em que no encontramos.
Reserva Natural de Serra das Almas -
 Crateús
No Brasil, o campeão do mundo em biodiversidade, é possível constatar o descaso quanto os principais ecossistemas (como a Mata Atlêntica, o Cerrado e o Pantanal), que são devastados segundo a concepção de que o desenvolvimento do país está diretamente vinculado à exploração dos recursos naturais encontrados neles.
O turismo surge como importante agente nesses lugares, pois consegue ajudar a reverter a situação, em parte, promovendo a geração de empregos, de divisas, a diversificação da economia local,  o aperfeiçoamento da infra-estrutura local, a criação de instalações recreativas e a correta organização. Entretanto ainda há muito o que mudar, pois o impacto desse setor no meio ambiente físico e nos seres vivos é visível, revelando a necessidade de um planejamento, baseado nos princípios do ecoturismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário