segunda-feira, 2 de maio de 2011

Guaramiranga

O frio é a primeira coisa lembrada ao ouvir esse nome. Guaramiranga não lembra só isso, mas também o festival que derruba todos as tradições carnavalescas, um dos melhores lugares para festejar um casamento, um aniversário ou, até mesmo, passar a lua-de-mel. 
A cidade está localizada no Norte do Ceará, mais precisamente no Maciço de Baturité, uma das serras úmidas que vimos. Tem cerca de 5.800 habitantes e 108 km² e seu principal distrito se localiza a 865 metros de altitude. O clima é tropical quente semi-árido, com chuvas concentradas de janeiro à abril. A vegetação é desde Caatinga à Mata Ciliar - a diversidade na região é tão grande que é protegida por um APA.
O lugar onde fica hoje o município, foi habitado por várias etnias indígenas, sendo a principal os Kanyndé. Como na maioria dos territórios, hoje cidades, começou com a criação de uma missão (Missão de Palma) e a expansão do uso da terra (pecuária e plantação de café, no caso). Chamou-se primeiro Conceição e só depois Guaramiranga (palavra proveniente do tupi, que significa Pássaro Vermelho).
A economia é baseada principalmente na agricultura, mas o turismo se torna o segundo lugar, devido a grandes eventos como o conhecido Festival de Jazz e o OktoberFest, que mostram o quanto a cultura na cidade é diversificada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário